sábado, 27 de abril de 2013

Às margens da literatura

Mudar a poesia de lugar e libertá-la. Revisar valores, comportamentos e papeis sociais. Esses eram alguns dos princípios que formavam a tese revolucionária da poesia marginal. Neste domingo, às 19h, a Roda de Leitura da Sala de Cultura vai fundo na energia e na transgressão da geração do mimeógrafo dos anos 70, para fechar com chave de ouro as atividades do mês de abril.


Poesia marginal será tema da próxima Roda de Leitura

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sala de Cultura em noite de horror

Cineclube de horror fechará temporada
com filme de Bergman
A Sala de Cultura fecha hoje a temporada do cineclube “Horror na Sala de Cultura”, à meia-noite, com o filme sueco “A Hora do Lobo” (1968), de Ingmar Bergman. O projeto começou no dia 12, e, desde então, traz longas-metragens do gênero Horror às sextas-feiras.

O filme conta a história de um pintor que vai morar com sua esposa em uma ilha afastada da sociedade. Lá, os dois conhecem um misterioso grupo de pessoas que começam a trazer angústias ainda maiores às suas vidas. Em meio a intensos conflitos psicológicos, o pintor conta para a sua mulher, durante a hora do  lobo (entre a meia-noite e a aurora), suas lembranças ainda mais dolorosas. Atormentado, ele passa a questionar sua própria lucidez.

De acordo com o organizador do projeto, Paulo Valário, de 26 anos, o gênero horror mexe com a cabeça das pessoas, pois diferencia-se de tudo o que se vê.

"Uma sessão de horror não é apenas mais 
uma sessão de filme", comenta o idealizador
- Uma sessão de horror não é apenas mais uma sessão de filmes. É, na verdade, uma sessão de autoconhecimento, de seus limites e seus demônios. Um bom filme de horror faz a gente voltar para a vida cotidiana e refletir sobre as pessoas e o mundo cão que nos cerca - explica o estudante de Administração Pública.

Ele também conta que, no cinema, o horror pode aparecer em qualquer momento, em toda forma de humor:

- O horror está presente em qualquer gênero, pois concentra-se em manter o espectador preso e apavorado em meio a circunstâncias que, geralmente, são ignoradas ou naturalmente evitadas.

Confira o trailer do longa-metragem:








terça-feira, 16 de abril de 2013

Sala de Cultura estreará cineclube sobre diversidade sexual

"Milk - A Voz da Igualdade" conta o drama do primeiro
 homossexual assumido a ganhar uma eleição nos EUA
Nesta quarta-feira (17), às 22h, a Sala de Cultura exibirá o filme “Milk – A Voz da Igualdade” (2008), para inaugurar o novo cineclube do Espaço: o Cine Pontes.

Ganhador do Oscar de melhor roteiro original e de melhor ator (Sean Penn) em 2009, o longa-metragem é a cinebiografia de Harvey Milk (1930-1978), o primeiro político homossexual assumido a ser eleito para um cargo público nos Estados Unidos. No ano seguinte, Milk foi assassinado por um concorrente de carreira política desconsolado com a derrota nas urnas.

O Cine Pontes é organizado pelo grupo de extensão Pontes, que, desde 2006, realiza eventos sobre diversidade sexual na UFRRJ, como ciclo de palestras, festas e cinedebates.

Confira o trailer do filme:



Drama de manicure será tema do próximo cineclube nacional

"A Casa de Alice" ganhou prêmios em vários festivais,
como o de Melhor Filme em Fribourg 
Em parceria com os estudantes Talassa Fonseca e Lucas Guimarães, do curso de História, a Sala de Cultura realizará mais uma sessão do cineclube “Cinema Brasileiro de 2000 a 2009 – Além de Cidade de Deus e Tropa de Elite”, nesta quinta-feira (18), às 20h. O filme desta edição será “A Casa de Alice” (2007), de Chico Teixeira.

O longa-metragem conta a história da manicure Alice, de 40 anos, que vive um cotidiano estagnado. Esposa do taxista Lindomar há 20 anos, ela também mora com seus três filhos e a sua mãe Jacira na periferia da cidade de São Paulo. Alice sabe que o marido encontra outras mulheres, mas ignora porque ela mesma tem seus envolvimentos. Além disso, a manicure alimenta o desejo de realizar seus sonhos românticos com um namorado da juventude.

Premiado em sete festivais de cinema, o filme marca a estreia de Chico Teixeira como diretor de longas-metragens de ficção.

Confira o trailer:

segunda-feira, 15 de abril de 2013

O felino ousado

"Fritz the Cat" é uma sátira com foco na vida universitária
americana em meados da década de 60
Na próxima edição do cineclube “Anima Rural”, a Sala de Cultura exibirá a comédia estadunidense “Fritz the Cat” (1972), do nova-iorquino Ralph Bakshi, nesta terça (16), às 19h.

O filme, considerado o primeiro longa-metragem pornográfico da história da animação, conta a história de Fritz, um gato universitário que deseja viver a vida intensamente, curtindo toda aventura que aparece. Marco da contracultura, “Fritz the Cat” é o filme independente de animação mais bem sucedido de todos os tempos, com 100 milhões de dólares de arrecadação no mundo inteiro.

Confira o trailer:


segunda-feira, 8 de abril de 2013

Próxima parada: Itatiaia

A cachoeira Véu de Noiva, no interior do Parque Nacional do Itatiaia,
forma uma queda d'água de 
40 m de altura e fica a 1.100 m de altitude
O destino da próxima edição do “Me Leva, Rural” será o Parque Nacional do Itatiaia, neste sábado, dia 13 de abril. Situado na Serra da Mantiqueira, o Parque abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro e Bocaina de Minas e Itamonte no Estado de Minas Gerais. O Pico das Agulhas Negras, o Lago Azul, a Cachoeira Véu de Noiva e a Piscina Natural do Maromba estão entre os principais atrativos do local.

As inscrições já estão abertas na Sala de Cultura. Para fazer o cadastro na lista, o interessado deve informar o RG, o número de matrícula e o telefone.

O ônibus sairá do terminal rodoviário atrás do Pavilhão Central (P1) às 6h, e tem retorno previsto para as 17h. A entrada no parque custa R$11. Não há lanchonete e nem restaurante, portanto, os participantes da viagem deverão levar sua própria comida.

Jah abençoa Sala de Cultura com exposição

Mostra reúne histórias em quadrinhos com as aventuras
do extraterrestre Rasta Pedra 
Nesta quarta-feira (10), às 20h20, na Sala de Cultura, haverá o vernissage da mostra de desenhos “Rasta Pedra”, de Jah Rastafari. Não, não é brincadeira. O autor das obras, na verdade, seria o estudante de Licenciatura de Ciências Agrícolas Gabriel Victor. Mas, para ele, o crédito é de Jah.

- Eu dou meu mérito a Deus, e Jah Rastafari é o próprio deus cristão que está na Bíblia – explica o carioca de 31 anos.

Criada por Gabriel, a marca “Rasta Pedra” já é bem conhecida na Rural. O nome tem três significados: “Rasta”, em referência à filosofia Rastafari, que, segundo o artista, é a essência divina que está dentro de cada pessoa; “Rastapé”, fazendo menção ao forró de raiz; e “Pedra”, lembrando a gíria “pedrada de reggae”, muito popular entre os fãs do estilo musical.

Originalmente, “Rasta Pedra” é o evento, nascido há quatro anos na Rural, que mistura reggae jamaicano dos anos 70 e forró pé de serra. A ideia partiu do próprio estudante.

- Eu havia combinado com alguns amigos de realizá-lo na CAUR, mas todos furaram, e eu acabei levando o projeto sozinho – conta Gabriel.

Os desenhos surgiram por causa da divulgação do evento. O aluno ilustrava panfletos e cartazes com histórias em quadrinhos, e os distribuía pela Universidade. Cada narrativa marca uma edição diferente do evento. A exposição do dia 10 conta com 14 exemplares.

Todos os episódios envolvem uma figura central, o pacato Rasta Pedra. De acordo com o autor das obras, o personagem usa dread e mora em outro mundo.

- Ele é um cara que vive em total harmonia com a natureza – esclarece o artista. – No fim de cada aventura, sempre há uma crítica ao nosso sistema.

É a primeira vez que Gabriel reúne suas publicações em uma exposição. Depois da mostra na Sala de Cultura, o estudante realizará mais uma edição do evento Rasta Pedra, na CAUR, às 22h. 

sábado, 6 de abril de 2013

Programação de abril traz novidades

Na grade de eventos da Sala de Cultura deste mês, os destaques são a exposição Rasta Pedra, de Jah Rastafari, o V Sarau Cultural, que trará poemas, performances e apresentações no estilo marginal, e a principal novidade: o cineclube Horror na Sala de Cultura, com filmes de horror e suspense às sextas-feiras, a partir da meia-noite.

Marque as datas na sua agenda e acompanhe o blog durante o mês para mais detalhes. :) 


Para quem não perde a piada

"O Riso dos Outros" debate sobre limites entre o humor e a ofensa
Vale tudo no humor? Uma piada é apenas uma piada? Esse é o ponto de partida de “O Riso dos Outros” (2012), documentário produzido pela TV Câmara, que será exibido neste domingo (7), às 20h30, no Cine SCultura. Depois da sessão, haverá um pequeno debate conduzido pelo estudante de Ciências Sociais Leandro Conde.

O documentário discute o limite delicado entre a comédia e a ofensa a partir de entrevistas com grandes personalidades, como o humorista Rafinha Bastos, a comediante Nany People e o deputado federal Jean Wyllys. “O Riso dos Outros” foi dirigido por Pedro Arantes, diretor de séries de humor como “As Olívias”, do canal Multishow, e “Vida de Estagiário”, da TV Brasil.

O filme esteve na programação de março da Sala de Cultura, porém, foi remanejado para abril devido à falta de luz na Universidade no dia da exibição.