sábado, 16 de março de 2013

A semana na Sala de Cultura

RODA DE LEITURA EM HOMENAGEM À MULHER

Roda de Leitura traz debate sobre a mulher
(Foto: Pablo Ferreira)
A última semana foi recheada de eventos na Sala de Cultura. No domingo passado, dia 10, o Espaço promoveu a sua primeira Roda de Leitura com o tema “Mulher”. Cerca de dez estudantes debateram o assunto com a ajuda de textos literários, vídeos e matérias jornalísticas.

Márcia Cantamissa, do quarto período de Ciências Sociais, participou do evento e diz que, quando refletimos em grupo, o aprendizado dá um salto, porque entramos em contato com pessoas de diferentes opiniões.

- O grande aproveitamento da Roda de Leitura, em minha visão, é exatamente aprender a lidar com as várias leituras que se pode ter de determinado assunto – comenta a estudante de 22 anos. – A escolha dos textos e dos vídeos foi muito acertada. Tivemos contato com diversas possibilidades de leitura do tema proposto, e houve calorosas trocas de ideias e opiniões.

ANIMA RURAL EXIBE FILME JAPONÊS

Já no dia 12, terça-feira, a Sala de Cultura realizou mais uma edição do Anima Rural, com a exibição do drama japonês “O Túmulo dos Vagalumes”. O estudante de Jornalismo Sandro Schütt não ficou de fora e elogia:

- Gosto de animações, e achei a escolha do filme muito feliz por se tratar de um tema maduro que pode ser levado a sério apesar de ser uma animação – avalia o aluno.

Manoel Ribeiro retrata o folclore brasileiro na mostra
de pintura "Noite de Festa"
(Foto: Victor Ohana)
“NOITE DE FESTA” NA SALA DE CULTURA

No dia 13, houve um vernissage para estrear a exposição “Noite de Festa”, do educador cultural Manoel Ribeiro. Nascido em Recife e morador de Itaguaí há 13 anos, Manoel homenageia a cultura do nosso país em suas obras.

- Minhas pinturas sempre fizeram referência ao folclore brasileiro, porque, de onde eu venho, o folclore é muito forte. Tudo aquilo que está nas minhas telas realmente acontecia na minha cidade e faz parte da minha infância – conta o recifense de 31 anos, que também é estudante do primeiro período de Belas Artes da Rural.

Incentivado pelo avô, Manoel começou a desenhar desde pequeno. Quando se mudou para Itaguaí, fez um curso de desenho e um curso de pintura em tela.

- Aí, quando comecei a pintar, senti a necessidade de imortalizar algumas vivências que eu tive em Recife – explica o artista.

A exposição ficará disponível na Sala de Cultura até o dia 20 de março.

OFICINA DE FORRÓ

Na quinta-feira, o estudante de Licenciatura em Ciências Agrícolas André Batista ofereceu uma oficina de forró na Sala de Cultura. Quem apareceu teve a chance de desenvolver melhor o dois-pra-lá-dois-pra-cá.

Gabrielli Thomaz, do segundo período de Comunicação Social, participou da oficina e se livrou das barreiras que a separavam do forró:

- Eu gostei bastante. Deu para perder o medo por não saber dançar forró direito – brinca a jovem de 19 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário